Verdades e mentiras sobre prêmios e concursos literários
- Jaíne Jehniffer
- 29 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Saber diferenciar o que é verdade e o que é mentira no universo de prêmios e concursos literários é essencial para quem desejar alcançar o sucesso.

Existem muitas mentiras no mundo dos prêmios e concursos literários que podem acabar afastando escritores de oportunidades que ofereçam benefícios reais, como publicação ou prêmios em dinheiro.
Por isso, saber diferenciar as mentiras e verdades é essencial para os escritores que pretendem participar de prêmios literários.
Fizemos uma lista com as principais verdades e mentiras para você ter mais esclarecimento sobre o assunto. Veja!
1. Ganhar um prêmio literário é suficiente para ser um escritor de sucesso
MENTIRA. Vencer um prêmio literário aumenta a sua visibilidade, autoridade e te ajuda a obter reconhecimento no mercado editorial.
Mas isso não garante uma carreira de sucesso, você precisa usar a premiação a seu favor, por exemplo, para conseguir contratos com editoras para publicar novos livros e afins.
Você também pode usar as premiações para conseguir ter mais alcance. Isso pode te ajudar a conseguir mais leitores.
2. Existem poucas oportunidades de prêmios e concursos literários
MENTIRA. Anualmente abrem centenas de prêmios e concursos literários para língua portuguesa.
Para você ter uma ideia, os assinantes do Alerta Literário receberam, apenas em 2024, mais de 600 oportunidades de prêmios e concursos literários.
E tem muita coisa boa que ainda vai surgir em 2025.
3. Vencer um prêmio literário pode abrir portas no mercado editorial
VERDADE. Ao vencer um prêmio ou concurso literário, você ganha reconhecimento e visibilidade. Isso pode te ajudar a fechar contratos com editoras, por exemplo.
4. Tem que pagar para participar de prêmios ou concursos literários
MENTIRA. Alguns concursos literários exigem o pagamento de alguma taxa, mas a grande maioria é gratuita, cerca de 93%, segundo uma pesquisa que fizemos.
5. Concursos literários oferecem premiações em dinheiro
VERDADE. A maior parte dos concursos literários oferecem alguma premiação em dinheiro. Sendo que alguns oferecem uma premiação bem alta.
O Prêmio Leya, por exemplo, oferece uma recompensa de 50 mil euros. Já o Prêmio José Saramago oferece 40 mil euros ao vencedor.
O Prêmio São Paulo de Literatura, por exemplo, oferece algo em torno de R$200 mil.
6. Prêmios e concursos literários são exclusivos para autores renomados
MENTIRA. Não importa se você é renomado ou não, os jurados irão avaliar apenas a obra e não a sua biografia.
São raros os concursos e prêmios literários que possuem algum tipo de restrição à idade ou experiência como escritor.
7. Ao ganhar um concurso literário, a publicação da obra é gratuita
VERDADE. Boa parte dos prêmios e concursos literários proporcionam a publicação dos livros dos vencedores, com os custos por conta da organização do prêmio.
Mas isso não é uma verdade absoluta, pois nem todo concurso literário oferece a publicação 100% gratuita.
8. Prêmios e concursos literários são perda de tempo
MENTIRA. Os concursos e prêmios literários proporcionam reconhecimento e visibilidade aos autores. Você precisa usar isso a seu favor para alavancar a sua carreira.
Além disso, alguns concursos literários oferecem uma premiação em dinheiro. Portanto, participar de prêmios e concursos literários não é perda de tempo.
Na verdade, pode te fazer escrever mais e aperfeiçoar a sua escrita. Mesmo se você não vencer, você ainda sai ganhando, pois você tem uma obra escrita, pronta para ser publicada, sem contar a experiência.
Conclusão
É sempre bom se atentar ao que é verdade ou não no mercado editorial e literário. Com as informações corretas você aumenta suas chances e consegue descobrir novos caminhos para a sua carreira literária.
Publicidade: fique por dentro das melhores oportunidades do mundo para autores. Clique aqui para saber mais!
Comments